quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EMOÇÕES

A genética das emoções         
logo
Quando olhamos para a nossa personalidade achamos que somos furtos da boa vontade e do esforço pessoal. Achamos os nossos defeitos detestáveis, mas nem pensamos de onde eles surgiram.
Herança física e, portanto, cerebral
As primeiras entrevistas que faço com uma pessoa incluem entre outras coisas perguntas básicas sobre a família da pessoa, como são os pais, os irmãos e os filhos. Isso tem um objetivo específico, estou atrás de pistas sobre problemas emocionais que se repetem de geração em geração.
Sim, transtornos psicológicos tem componentes genéticos, você recebeu de seus pais e avós e irá transmitir para os seus filhos.
mesmo que você tenha faltado na aula de biologia e ignorou as aulas que falam das ervilhas de Mendel e o Azão e azinho não pode ignorar que provavelmente sua mãe não era chata, mas depressiva. Seu pai não era covarde, mas alguém com um quadro de fobia. Seu irmão não é cricri, mas enfrenta um situação obsessiva. Seu filho não é só mimado, mas tem um genética ansiosa, como a sua e de seu marido (esposa).
Se usa esposa é uma louca, não se espante com o jeitinho estranho dos seus filhos, se seu irmão é insuportável, não se ache muito distante disso. Pense que você é uma versão que tenha herdado menos genes tóxicos, mas nada muito longe disso. Talvez você lute contra essa tendência, como devemos sabiamente fazer, mas ela está ali sempre presente.
Eu sempre digo que precisamos encarar isso como alguém que tem uma deficiência de nascença, como a ausência de um braço esquerdo. Se sabe disso o braço direito terá que compensar a falta do outro, goste ou não.
Se existe um histórico de alcoolismo na família é possível que muitos ali sofreram de uma depressão, ansiedade ou psicose mascarada pelo álcool e que você pode não ter escapado disso. Pode até nem beber, mas o problema pré-existente ao álcool veio junto. Ainda que evite a cervejinha a depressão pode estar ali fazendo o trabalho sujo do mesmo jeito.
Quando você olha para seus sogros não se engane em achar que eles não tem nada a ver com sua vida, a genética deles está impregnada no seu marido e poderá pular uma geração e recair sobre seus filhos. Seria muito legal se só os olhos azuis do bisavô italiano chegasse no bisneto, mas vem o pacote todo.
Driblar a genética é como tentar subir uma escada rolante que está descendo, o esforço é redobrado, afinal a biologia não é o único fator determinante numa personalidade.
Se uma pessoa da sua família é mais violenta ou hostil isso merece sua atenção, afinal o seu corpo também carrega componentes desse tipo. Pode ser que a hostilidade não surja da mesma forma e pode vir numa área diferente da vida, vale à pena pesquisar com calma.
Portanto, não subestime as pistas de sua árvore genealógica, olhe com atenção cada um dos sinais que ela pode revelar ao seu respeito. Não é o ponto decisivo, mas é um aspecto relevante da personalidade que não merece ser ignorado.
Exercício faça uma árvore genealógica emocional da sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário