terça-feira, 24 de julho de 2012

SOU INDECISA, E VOCÊ?

Pessoas Indecisas por Frederico Mattos

Imagine que temos um rei bem genioso, cheio de vontades e preguiçoso no reino do nosso coração. Ele sofre o tempo todo por não conseguir decidir qual caminho seguir na condução do seu reino.
"Quero tudo e não decido nada"
Ele olha os reinos vizinhos e sempre acha que o povo do outro lado do muro é mais feliz. Isso deixa ele confuso a cada decreto que vai assinar, já que fica com medo de tomar uma decisão que terá muitas consequências danosas para o reino.
O problema é que quanto mais ele hesita, por puro perfeccionismo, a tomar uma decisão mais o seu povo fica insatisfeito de nunca sair do lugar e chegar em lugar algum.
Esse reizinho mimado que nos habita é cheio de voracidade e quer tudo de uma vez, não sabe esperar um dia após o outro e quer sentir prazer em tudo e não sofrer por nada. Como não quer sofrer não faz nada e como não faz nada, nada muda e como nada muda reclama de tudo e como reclama de tudo acha tudo difícil e como acha tudo difícil se fecha dentro de si em sua “confusão”.
A pessoa confusa não é confusa, mas gulosa, quer tudo e não abrir mão de nada e por isso fica paralisada. Pára por desejar perfeição. A pessoa indecisa não quer sentir o frio na espinha que uma decisão equivocada pode trazer, ela anseia permanecer pura.
Adultos, se quiserem avançar na vida precisam perder a virgindade de erros, afinal tropeçaremos o tempo todo e enganos chegarão aos montes já que a vida também se compõe de descaminhos e nada se perde.
Para o rei mimado cabe uma decisão simples, assinar um decreto e lidar com as consequências dele sem tentar antecipar nada. Enfrentar cada dia como se fosse o único e cada ação como a única, isolada das demais.
Se você não direciona sua ação por um tempo razoável, resiste às dificuldades iniciais e atravessa a fase chata da mudança não pode dizer que tentou algo de verdade.
Por exemplo, na hora de escolher uma coisa simples como uma roupa, ela quer combinar saia com calça, com tomara-que-caia com casaco de pele e chapéu de caubói. Não rola. Pensa numa linha de ação, aborta a outra e sustenta a angustia de não poder ter tudo.
A pessoa indecisa costuma ser um pouco mimada e incapaz de aguentar o lado opressivo da vida. Sim, muitas vezes precisamos fazer o serviço sujo, o trabalho pesado e a parte chata da história. Para quem é muito delicadinho bastou um empecilho, um fracasso, uma quebra de expectativa e todo o castelo de cristal se rompe.
O rei sábio é aquele que faz uma coisa de cada vez sem se alarmar pela ação seguinte, a cada dia basta o seu mal, sem se antecipar ao minuto seguinte.
Com o tempo ele se habituará a saborear o prazer da refeição posta diante da boca aflita, mas sem pensar na janta. Depois poderá decidir por uma carreira e persistir nela por tempo suficiente até ver todos os desdobramentos necessários.
Sem dar o pontapé inicial nenhuma grande mudança acontece. Sem persistir por algum tempo não conseguimos ver os reais efeitos do primeiro impulso. Mudar tudo o tempo todo a pretexto de ser eclético só amplia a confusão.
Portanto, não é a roupa, o namorado, o emprego ou sua vida que tem que mudar a cada impasse, mas sua incapacidade de pisar no chão com os dois pés e decidir por uma canoa antes de pensar na próxima viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário