quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Análise do texto "jardim interno"

Essa história, que também pode ser considerada uma metáfora, representa a maneira como nós lidamos conosco mesmo e com nossa vida. Assim, o jardineiro é cada um nós e o jardim é o nosso interno, nossa consciência, nossas emoções, nossos sentimentos e a forma como cuidamos de nosso interno, de nós mesmos. Nos fala também, sobre nossas crenças e valores e como lidamos com elas nos chamando para a atenção sobre a força que elas exercem sobre nós e o quanto isto, se não observado de forma madura e profunda, acaba por se tornar uma grande força negativa e contrária capaz de nos conduzir para ações também contrárias a nós mesmos.
Nossa mente é como um grande jardim, ou seja, é um espaço interno que é muito grande e contínuo, onde plantamos nossas idéias, crenças e valores que determinam nossa maneira de pensarmos e conseqüentemente de agirmos. A potência de nossa mente é tão fecunda quanto a terra, pois tudo que colocamos na mente é gestado, cresce, e termina nascendo através de nossas ações que revelam aquilo que a mente oculta. Outra forma de revelação são as doenças que nós gestamos através da mente, para nós mesmos, principalmente a depressão, as psicoses, as manias, as neuroses e outras classificadas pela psiquiatria e psicologia.
Porém, o que mais necessitamos observar é a “força antagônica” que é existente em cada um de nós. Esta força é altamente destrutiva, egoísta, incansável, autoritária, prepotente, orgulhosa e acima de tudo contrária a tudo que nós pensamos em realizar de positivo para nós. Porém, ela é parte de nós e é gestada e parida por nós mesmos, e cumpre a função de nos perseguir para nos destruir. Ela também se apresenta em várias dimensões de intensidade e de presença, pois em alguns ela é mais sutil, menos ativa e, para outros é tão potente que leva a situações como a autodestruição, a depressão profunda, a loucura, o suicídio.
Atendi certa vez, no Instituto KVT, uma senhora que me procurou para a solução de um problema de perseguição oculta a qual nenhum lugar conseguia ajudá-la a resolver. Sua queixa era, também, no sentido que esse “inimigo oculto” sabia de toda sua vida e seus projetos até mesmo aqueles que somente ela sabia. Dizia que este inimigo era muito forte e poderoso e que ele lhe atrapalhava em tudo. Esse caso me trouxe a clareza da presença da força antagônica e de como ela age e, principalmente a necessidade de torná-la visível para que possamos saber lidar com ela.
Infelizmente, quando conversei com a tal senhora e fui lhe explicando sobre este inimigo oculto ser ela mesma, ser a força antagônica interna, ela não aceitou dizendo que jamais faria isto com ela mesma e que com certeza era vítima da situação. Penso que o caso dessa senhora mostra bem o jardineiro de nossa história, pois de dia ela plantava seus projetos em seu jardim interno e à noite os arrancava, colocando a culpa em pessoas, energias, espíritos ruins.
Dicas para fortalecer a força interna contra a força antagônica:
reconheça a si mesmo, sua capacidade, seu valor
- seja comprometido com sua evolução, seu bem-estar, sua harmonia
- busque conhecer a si mesmo
- desapegue do outro, da opinião do outro, da admiração do outro
desconstrua a crença da perfeição, pois é força antagônica
se aceite como você é buscando melhorar sempre
saiba claramente o que você quer para si e construa, plante e sustente para a continuidade
- nutra tudo o que você plantar de bom em seu jardim interno e na vida
- lembre-se sempre de que a mente “mente”
- observe pensamentos ruins e insistentes, emoções e pensamentos viciosos, que são as “ervas daninhas” que invadem nosso jardim interno
- seja um jardineiro presente, observador que conhece o jardim que se encontra plantando

Nenhum comentário:

Postar um comentário